- Área: 4916 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Ansis Starks
-
Fabricantes: Intra Lighting, Latvijas Finieris
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Universidade está localizada em uma das principais ruas de Rezekne, no centro da cidade. A área total do campus universitário é de 4.2 ha e está rodeado de projetos de habitação construídos no período de domínio soviético, com grupos de edifícios que diferem de tamanho e não seguem nenhuma estrutura lógica, embora o campus em si date de 1920 e seja considerado patrimônio histórico. O arquiteto letão Pauls Kundzins projetou o edifício principal em 1927 para como sede do Instituto de Professores, que era rodeado por um parque com árvores frondosas que perduram até hoje. A estrutura do novo espaço verde é formado por árvores existentes, assim como novos agrupamentos de vegetação decorativos nas áreas de entradas do edifício, demarcando o eixo frontal da entrada principal. A praça é o elemento central do conceito da nova área projetada, ilustrando o perfil específico do projeto: a engenharia.
O edifício do Departamento de Engenharia é apenas o primeiro passo em um grande programa de renovação do Campus de Rezekne, que inclui a construção de um edifício para o Departamento de Economia, além de um centro esportivo, moradias estudantis e uma série de objetos de infraestrutura de apoio.
O novo edifício está localizado na parte norte do campus, fazendo fronteira com a área residencial circundante. O Departamento de Engenharia é um edifício de três pavimentos com um subsolo funcional. Ele consiste de um volume térreo conjugado com um volumes de três pavimentos em cada extremidade. Salas de aula, auditórios e alguns laboratórios estão localizados no subsolo e no pavimento térreo. O primeiro e o segundo pavimentos contém os escritórios administrativos, a biblioteca e o restante dos laboratórios. A área de cobertura que liga os dois volumes de três pavimentos foi concebida como um espaço de lazer para alunos e funcionários.
A estrutura do edifício é composta de vigas, colunas, paredes e lajes de concreto armado. Já a cobertura por sobre o anfiteatro é feita de painéis pré-fabricados de concreto armado de 400 mm.
A fachada é coberta com painéis de compensados de madeira revestidos de poliuretano que compõem uma padronagem irregular. As escadarias externas em espiral são feitas de metal, e por razões de segurança são protegidas por uma tela de steel-frame. Nos interiores, uma série de elementos construtivos do edifício, assim como alguns mecanismos de comunicação são deixados propositalmente aparentes.